Congresso hospitalar em Montevidéu é destaque na imprensa internacional e tem participação de importante palestra sobre Hotelaria Hospitalar para melhor desenvolvimento dos serviços no Uruguai.
Na última semana, tivemos o maior Congresso e Feira da área Hospitalar do Uruguai. O evento ocorreu no Centro de Conferencias da Intendência de Montevidéu e contou com inúmeros debates sobre os desafios da gestão hospitalar.
O evento existe desde 1990 e ganhou proporções internacionais nesta edição de 2016 com a participação de representantes da Colômbia, Argentina e Brasil – nesta destacase a participação do Dr. Rodolfo Quiráz, renomado infectologista argentino na mesa de CCIH e do Prof. Marcelo Boeger, que apresentou os desafios da Hotelaria nos Hospitais Latino Americanos, representando a Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar, a qual preside. Vale ressaltar também a brilhante participação do Prof. Ignacio Munyo, que teve espaço no mesmo auditório e data, posicionando sobre o desenvolvimento econômico atual dos países latino americanos e a posição do Uruguai em relação à Saúde.
Centro de Conferências da Intendência de Montevidéu
(Local do Evento)
As jornadas contaram com o apoio da Universidade Católica do Uruguai e tiveram a participação de hospitais não somente de Montevidéu como de inúmeras Instituições do interior do país e de hospitais da América do Sul.
Uma feira de Saúde ocorreu concomitantemente com o evento, em que os participantes puderam obter informações sobre lançamentos de novos produtos além de um momento de confraternização.
O evento marcou os 50 anos da fundação da Federação das Entidades Médicas do Uruguai e cumpriu com seu papel educativo acadêmico científico com a criação das Jornadas de atualização, reunindo médicos, gestores hospitalares, enfermeiros e colaboradores hospitalares em geral, tanto da área pública como da área privada.
Para abrilhantar ainda mais as comemorações, ao final do Congresso, os participantes puderam assistir ao concerto da Sinfônica de Montevidéu com a regência do Maestro venezuelano Alberto Vergara.
Feira de Saúde contígua às jornadas com lançamentos de novos produtos e serviços
Durante as jornadas, na mesa de Hotelaria Hospitalar, o Prof. Boeger debateu sobre a importância dos gestores prepararem suas equipes para os serviços que afetam a experiência do cliente de Saúde, mostrando exemplos em diversos hospitais no Brasil e em países da Europa que implantaram projetos simples, do ponto de vista de sua complexidade e conseguiram resultados que reduzem custos e impactam positivamente o cliente. “Temos oportunidades diárias de mostrar a força dos serviços de hotelaria por meio da gestão da unidade de internação onde o paciente permanece a maior parte do tempo, seja pela sua funcionalidade, pela sua alimentação e até mesmo com o seu banho – principalmente quando ele é realizado no próprio leito do paciente.” Após a palestra uma mesa de debates foi aberta para a discussão sobre esses impactos no hospital sistemicamente afetando até a própria enfermagem, que segundo dados apresentados, seria, além do paciente e do familiar, um dos grandes beneficiários do profissionalismo gerados por esta gestão.
“A hotelaria no Uruguai ainda está em fase de desenvolvimento, assim como em praticamente todo nosso continente. Iniciativas como desse evento, seguramente ajudam a engrossar o discurso dos gestores desta área, frente a melhoria na gestão de seus serviços.” – disse Boeger – confirmando a percepção das equipes assistenciais presentes no evento.
Palestra proferida pelo Prof. Marcelo Boeger, no encerramento das atividades.
Na palestra de fechamento da jornada, o debate sobre a experiência do cliente como pano de fundo das ações da hotelaria do hospital mostrou as ações dos serviços de hotelaria na percepção do paciente e de seus familiares.
Um profícuo debate surgiu dando a oportunidade dos representantes dos hospitais presentes darem suas opiniões.
A integração entre os serviços foi mostrada, evidenciando os serviços que ocorrem de forma interdependente – dando ênfase as questões ligadas entre a Hotelaria com o Controle de Infecção Hospitalar e o atendimento na assistência como um todo.
Participantes no momento de confraternização, durante o coffee break